Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos

16-01-2012 23:31

É já terça-feira (17/1) a visita da Margarida Fonseca Santos à nossa escola para conversar com alunos de 6.º ano. Temos estado a trabalhar a obra «Uma questão de azul escuro» e todos estão ansiosos por conversar com a escritora.

A nossa biblioteca já se engalanou para receber a Margarida e mostrar a forma empenhada como temos lido a sua obra.

Concurso Nacional de leitura - fase interna

16-01-2012 23:06

Durante a passada semana tivemos a fase interna do concurso nacional de leitura, "estamos mesmo aLeR+?".

Estão de parabéns os 30 participantes, uma vez que todos conseguiram responder à grande maioria das 30 questões sobre as duas obras a concurso: "O flamingo da asa quebrada" de Augusto Carlos e "A lua de Joana" de Maria Teresa Maia Gonzalez.

Apurados os resultados do questionário de escolha múltipla, cinco alunos tinham a mesma pontuação:

Nome do aluno

Ano
Turma

N.º

PONTUAÇÃO

(150)

RESPOSTAS ERRADAS

(0/30)

150 0/30
Afonso 8ºB 1 140 2
Afonso Fernandes Lousada 8ªA 1 140 2
Alexandra Miguel Ramalho Pardal 8ºA 2 140 2
Francisco Vitorino Azeiteiro 7ºG 14 140 2
Mariana Ferreira 8ºA 16 140 2

Como a escola apenas pode levar três alunos à fase distrital, foi necessário recorrer às perguntas de reflexão pessoal para desempatar. O resultado ficou assim:

Lançamento do livro de José Fanha"A namorada japonesa do meu avô"

05-12-2011 19:38

No próximo dia 14, na Escola Básica Dr. Sanches de Brito, José Fanha apresentará o seu livro "A namorada japonesa do meu avô". A atividadade decorrerá em duas sessões, às 13:30h e 14:30 h, e encontra-se aberta à comunidade.

.

Visita de Augusto Carlos

23-11-2011 11:36

Ontem tivemos na nossa escola a visita de augusto Carlos, o autor da obra "O flamingo da asa quebrada e outros contos". Os alunos gostaram muito e o autor também se mostrou muito agradado com a forma como a escola o recebeu, tendo enviado um e-mail muito simpático. É bom quando todos ficamos contentes!

Noite da química

22-10-2011 19:43

No próximo dia 31 à noite (20:30 h), noite das bruxas, teremos uma atividade na biblioteca que vai associar leituras, diabruras... e gostosuras! É a "Noite da Química" e está subordinada ao tema "Poções, infusões e explosões!". A atividade é organizada pelo Grupo de Físico-Química e pela Biblioteca e está aberta a todos os alunos! Inscrevam-se na biblioteca! Vamos divertir-nos!

Quem conta um conto

03-06-2011 12:19

No passado dia 1 de Junho, o Alexandre Santos, acompanhado da sua turma (6.º C), da directora do Agrupamento, do professor de Português e da professora bibliotecária, foi ao Liceu Passos Manuel (Lisboa), onde participou na cerimónia da entrega dos prémios do concurso "Quem conta um conto... acrescenta um ponto", em que ficou classificado em primeiro lugar a nível nacional. Uma vez que se tratava de texto dramático, o Alexandre convidou vários colegas de turma para o ajudarem a ler o texto com que participou no concurso e o resultado foi muito engraçado!

Vejam o vídeo:

Quem conta um conto... acrescenta um ponto

02-05-2011 17:46

O aluno do Agrupamento de Escolas de Mafra, Alexandre Santos, do 6.º C,  orientado pelo seu professor de Língua Portuguesa, Nuno Boavida, ficou classificado em primeiro lugar a nível nacional no concurso do Plano Nacional de Leitura e Jornal Sol "Quem conta um conto... acrescenta um ponto".  Veja aqui todos os pormenores.

Ver em página inteira

Desafios mensais - Maio

01-05-2011 21:15

Foi disponibilizado o Desafio Mensal de Maio das actividades Todos@NET. Participa! Ainda estás a tempo de fazer os anteriores! Em Junho publicamos os resultados.

Vê aqui

aLeR+ Matemática

01-05-2011 20:35

Já está disponível o texto aLeR+ Matemática de Maio. Clique aqui para ver.

Dia Mundial do Livro

23-04-2011 00:00

Neste Dia Mundial do Livro, a partir do visionamento de um pequeno filme, gostaríamos que todos dessem a sua opinião sobre o futuro dessa "tecnologia".