Notícias

Dia de São Valentim

11-02-2012 20:54

Obrigada a todos pela excelente participação (251)! Os postais já estão prontos para a entrega. Aguardeeeeeeeeeeeeeeeeem-nos!!!

 

 

A participação foi excelente!!!

 

Ver imagem grande

Concursos mil!!!

09-02-2012 14:57

Esta parece ser a época dos concursos! Há-os para vários gostos!

 

VER:

Concurso de poesia: "Faça lá um poema"

Concurso "Se o meu telemóvel voasse"

Concurso literário "Eu conto"

Concurso de fotografia "Química em flash"

 

 

Concurso de poesia "Faça lá um poema"

04-02-2012 19:45

 

 
  • O concurso Faça Lá um Poema é promovido pelo Plano Nacional de Leitura e decorrerá entre Janeiro e Março de 2012.
  • Destina-se a premiar poemas escritos por alunos de qualquer nível do ensino baásico e secundário.
  • A participação no concurso é individual.
  • A selecção dos trabalhos, devidamente identificados, ficará ao critério de cada agrupamento,  sugerindo-se que o processo seja  dinamizado e  coordenado pelo(s) professor(es) bibliotecário(s).
  • A sede do agrupamento deve submeter o formulário de inscrição com os trabalhos seleccionados (máximo  1 poema por cada nível de ensino) até ao dia 24 de fevereiro.
  • Os trabalhos serão avaliados por um júri de cinco elementos, designados pelo CCB e pelo PNL. O júri terá em conta a  correcção da escrita, a riqueza de conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem.
  • Os prémios a atribuir aos três primeiros classificados de cada nível de ensino  serão anunciados oportunamente. As escolas dos alunos premiados serão contempladas com um conjunto de livros.
  • Os premiados serão convidados a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia pública de entrega dos prémios, a realizar no Dia Mundial da Poesia, no CCB – Centro Cultural de Belém - Lisboa.

 

Ver regulamento integral no site do Plano Nacional de Leitura, aqui.

 

 

 

Concurso "Se o meu telemóvel voasse"

04-02-2012 19:23

 

 
  • O IAC-CEDI, Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio à Criança promove o concurso escolar SE O MEU TELEMÓVEL VOASSE (ideia original do escritor José Fanha)  que decorre a nível nacional entre 1 de fevereiro e 31 de maio de 2012.
  • Este concurso visa premiar os melhores projetos desenvolvidos no âmbito da temática DIREITO À DIFERENÇA – EU MAIS TU.
  • Apelando à criatividade das crianças e dos jovens, o projeto pretende contribuir para a defesa da não discriminação consignada no artigo 2º da Convenção Sobre os Direitos da Criança.
  • O concurso destina-se aos alunos dos estabelecimentos de ensino público e privado que frequentem o ensino básico, secundário e profissional, no ano letivo de 2011-2012. 
  • Os grupos de alunos constituídos para o concurso (de 1.º, 2.º ou 3.º ciclo) devem desenvolver projetos criativos com recurso ao telemóvel (fotografia e/ou filme) ilustrando a temática DIREITO À DIFERENÇA – EU MAIS TU com as seguintes orientações: 

Contar uma história através de 6 imagens, fotografias tiradas com telemóvel, unidas por um texto narrativo ou poético complementar.

Não se procura que o texto explique as imagens ou que as imagens ilustrem o texto, mas que se complementem e se iluminem.

 

Ver regulamento integral e ficha de inscrição no site do Instituto de Apoio à Criança aqui.

 

 

Concurso literário "Eu conto"

04-02-2012 18:35

 

 

  • O concurso «Eu conto!» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular. Esta iniciativa enquadra‐se na 6ª Edição da Semana da Leitura e na comemoração do Ano Internacional das Cooperativas, tendo como temática central COOPERAÇÃO/ SOLIDARIEDADE.
 
  • Os trabalhos a apresentar a concurso devem subordinar‐se ao tema da Semana da Leitura ‐ COOPERAÇÃO/ SOLIDARIEDADE ‐ e (no caso do escalão 2.º/ 3.º ciclo) incluir obrigatoriamente:
a) um texto com 3 a 5 páginas A4, processado em Word, no tipo Calibri ou Times New Roman, corpo 12;
b) uma capa para o conto, elaborada com recurso aos materiais e técnicas gráficas que os seus autores entenderem.
 
  • São admitidos a concurso trabalhos realizados individualmente ou por dois elementos, que podem ser de salas/ turmas diferentes.  
 
  • Cada agrupamento/ escola não agrupada pode concorrer apenas com um trabalho por cada nível/ ciclo.  
 
  • Os trabalhos selecionados por nível/ciclo de educação ou de ensino são enviados pela escola sede do agrupamento em março de 2012.
 
  • Na última semana de Maio de 2012, serão divulgados os vencedores do Concurso «Eu conto!»
 
  • Os prémios divergem em função dos níveis/ ciclos de educação e de ensino e devem permitir o acesso a textos/livros, nomeadamente, em suporte digital.
 
  • A sede do agrupamento receberá apoio para a aquisição de títulos para a Biblioteca Escolar.
 
Para leitura integral do regulamento, concultar o site do Plano Nacional de Leitura aqui.

 

Concurso de fotografia "Química em flash"

04-02-2012 18:22

 

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Química (AIQ), a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Departamento de Química da Universidade de Aveiro promovem o concurso de fotografia científica «Química em flash». A receção de trabalhos foi prolongada até ao dia 6 de junho, sendo o concurso, de âmbito nacional e internacional, destinado a público a partir dos seis anos.

Este concurso tem por objetivo a produção de fotografias que apresentem um fenómeno químico de forma artística, ou reflitam a importância da química em todos os aspetos da nossa vida, no espírito do lema do AIQ 2011 «Química, nossa vida, nosso futuro». As fotografias a concurso serão selecionadas para posterior exibição na Universidade de Aveiro e na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

O «Química em flash» destina-se a público a partir dos seis anos, sendo premiados os três melhores trabalhos de cada categoria. No conjunto dos prémios a entregar contam-se um computador portátil Netbook; uma câmara fotográfica; um telemóvel com máquina fotográfica ou a participação na edição de 2012 da Academia de Verão da UA.

As fotografias a concurso e ficha de inscrição, datada e assinada, com a aceitação de todas as condições do regulamento, devem ser enviadas por correio, até ao dia 6 de junho de 2012, para a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, ou entregues pessoalmente na Fundação João Jacinto de Magalhães.

 

Para mais informações e ficha de inscrição, consultar o site da Universidade de Aveiro aqui

 

Dia da Internet Segura - 2012

29-01-2012 16:31

Comemora-se a 7 de fevereiro o Dia da Internet Segura, este ano centrado no tema “Aproximar Gerações: descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!"

Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, todas as escolas estão convidadas a dinamizarem atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet, na segunda semana do mês de Fevereiro de 2012.

 

Vamos envolver a escola! Esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, o tema da Segurança na Internet entre os alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e pais, bem como consolidar os conceitos que, eventualmente, terão sido, ou virão a ser, abordados na sala de aula.

Este ano o tema do SID é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!" pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades que abranjam o maior número possível de participantes de diferentes gerações, em interação.

A comunidade escolar de todas as escolas públicas e privadas, da educação pré-escolar ao ensino secundário, de Portugal continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, são convidadas a juntarem-se a esta iniciativa.

Ver: www.seguranet.pt

 

 
 

 

Finalmente - o Encontro com Margarida Fonseca Santos

17-01-2012 21:58
 

 

Hoje, dia 17/1/2012, os alunos do 6.º ano e uma turma de 5.º ano da Escola Básica de Mafra, tivemos o prazer de conviver, aprender, partilhar ideias, memórias, afetos e histórias com Margarida Fonseca Santos.

Apesar de ser uma autora premiada e muito solicitada pelo seu público escolar, demonstrou enorme generosidade ao responder, de uma forma muito personalizada, a todas as questões e observações que lhe foram colocadas. Nós preparámos bem o encontro, pesquisando a biobibliografia e comunicando via net com Margarida, a qual respondeu de forma célere.

Margarida Fonseca Santos surpreendeu-nos de forma muito positiva, para além do que as suas palavras escritas conseguem transmitir e mostrou ser uma exímia contadora de histórias, pelo que foi extremamente aplaudida.

Assim sendo, agradecemos a sua presença e intimamo-la a voltar!

 

Texto coletivo elaborado pelos alunos do 6.º B

 

 

 

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos

16-01-2012 23:31

 

É já terça-feira (17/1) a visita da Margarida Fonseca Santos à nossa escola para conversar com alunos de 6.º ano. Temos estado a trabalhar a obra «Uma questão de azul escuro» e todos estão ansiosos por conversar com a escritora.

A nossa biblioteca já se engalanou para receber a Margarida e mostrar a forma empenhada como temos lido a sua obra.

 

 

Concurso Nacional de leitura - fase interna

16-01-2012 23:06

Durante a passada semana tivemos a fase interna do concurso nacional de leitura, "estamos mesmo aLeR+?".

Estão de parabéns os 30 participantes, uma vez que todos conseguiram responder à grande maioria das 30 questões sobre as duas obras a concurso: "O flamingo da asa quebrada" de Augusto Carlos e "A lua de Joana" de Maria Teresa Maia Gonzalez.

Apurados os resultados do questionário de escolha múltipla, cinco alunos tinham a mesma pontuação:

 

 

Nome do aluno

 

Ano
Turma

N.º

PONTUAÇÃO

(150)

RESPOSTAS ERRADAS

(0/30)

      150 0/30
Afonso 8ºB 1 140 2
Afonso Fernandes Lousada 8ªA 1 140 2
Alexandra Miguel Ramalho Pardal 8ºA 2 140 2
Francisco Vitorino Azeiteiro 7ºG 14 140 2
Mariana Ferreira 8ºA 16 140 2

 

Como a escola apenas pode levar três alunos à fase distrital, foi necessário recorrer às perguntas de reflexão pessoal para desempatar. O resultado ficou assim:

 

 

 

 

 

 

<< 29 | 30 | 31 | 32 | 33 >>